Notícias

Tudo pronto, tudo !!! Ultra Maratona de Mountain Bike e Confederação Brasileira de Mountain Bike

18/03/2009

Tudo pronto, tudo !!!

Ultra Maratona de Mountain Bike e
 Confederação Brasileira de Mountain Bike - CBMTB.

A organização da Ultra Maratona de Mountain Bike do Caminho da Fé após algumas alterações na programação dos eventos de 2009, finaliza seu calendário com uma grande adesão ao percurso.

A prova acontece desde 2006 e tinha apenas 317 km em toda a sua extensão. A largada era realizada na cidade de Tambaú e eram 3 etapas consecutivas. Hoje totalizam 461 km e é dividida em 8 etapas durante o ano e o grande desafio em 4 dias consecutivos no mês de novembro chegando a 125 km em uma só etapa.

A prova tinha seu “start” na cidade de Descalvado desde o ano de 2007, quando o trecho foi inserido na rota de peregrinação, mas este ano o evento ganhou mais 68 km.

O Ramal Noroeste como é chamado o trecho que liga a cidade de Cravinhos à cidade de Tambaú soma 96 km a mais no percurso desde o mês de outubro de 2008 e a organização da rota pretende chegar a Ribeirão Preto em breve. A ligação deste ramal que não deve ir além da metrópole não deve passar deste ano. O município de Ribeirão Preto, ainda não foi inserido na rota do Caminho da Fé, mas já faz parte da Ultra Maratona de Mountain Bike 2009.

A Associação dos Amigos do Caminho da Fé em assembléia realizada no ultimo dia 13, cedeu um espaço a organização para a apresentação do evento a todos os municípios e após o encontro, os municípios que ainda não estão dentro do evento mostraram bastante interesse na participação. A cidade de Aparecida, município que finda a rota será o próximo passo a ser conquistado. “Alguns trechos ainda estão com muito asfalto, mas isso pode ser facilmente resolvido” comentário feito pelo organizador do evento, Marcelo Coelho com o Secretário de Turismo do município. Diego Samaita reforça a idéia e diz que o município deve estar preparado para todos os tipos de turismo, “O município estará ampliando e qualificando todas as formas de recepção a turistas”. “O Caminho da Fé é um excelente equipamento turístico, deve ser tratado com profissionalismo”, finaliza o secretário.

A Ultra Maratona de Mountain Bike do Caminho da Fé este ano terá sua 1ª etapa no dia 10 de abril, saindo de Ribeirão Preto e demais conforme calendário abaixo.

1ª etapa - 10 de abril de 2009 – Ribeirão Preto (Bonfim Paulista)/ Tambaú - 108 km
2ª etapa - 11 de abril  de 2009 – Tambaú/ Vargem Grande do Sul – 64 km
3ª etapa - 02  de maio de 2009 – Mococa/ São Sebastião da Grama - 49 km
4ª etapa - 03  de maio de 2009 – São Sebastião da Grama/ Águas da Prata - 43 km
5ª etapa - 12 Julho de 2009 – Paraisópolis/ Campos do Jordão – 60 km (Ranking Muncial - UCI)
6ª etapa - 02 de agosto de 2009 – Águas da Prata/ Ouro Fino - 77 km
7ª etapa - 06 de setembro de 2009 – Descalvado/ Santa Rita do Passa Quatro - 40 km
8ª etapa - 11 de outubro de 2009 – Tocos do Moji/ Paraisópolis – 63 km

Desafio Ultra Man MTB 2009

Dia 29/10:
Entrega de kits e congresso técnico – a definir
18h00 – Início da Entrega dos kits aos competidores
20h00 – Congresso técnico – a definir
30/10 - 1ª etapa – Ribeirão Preto (Bonfim Paulista)/ Tambaú - 108 km
07h00 – concentração (Praça da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim)
08h00 – largada
31/10 - 2ª etapa – Tambaú/ Águas da Prata - 107 Km
06h30 – concentração na Praça do Santuário de Nossa Senhora Aparecida
08h00 – largada
01/11 - 3ª etapa – Águas da Prata/ Tocos do Moji  - 125km
07h00 – concentração na Praça da Bandeira
08h00 – largada
02/11 - 4ª etapa – Tocos do Moji/ Campos do Jordão - 125 km
06h30 – concentração na Praça Central.
08h00 – largada

A 5ª etapa que larga de Paraisópolis e chega a Campos do Jordão será válida para o Ranking Mundial de Ponto a Ponto (provas em linha, pontuação válida também para o ranking mundial de Cross Country – modalidade olímpica)

Outra novidade em 2009 é a criação da Confederação Brasileira de Mountain Bike – CBMTB. Uma entidade que irá administrar o esporte a partir do dia 03 de abril.

A CBMTB nasceu no dia 02 de março e foi criada por pessoas ligadas à especialidade do ciclismo, MTB. “As especialidades do ciclismo precisam ser separadas. Cada especialidade tem suas características próprias e não podem ser regidas por um único grupo de pessoas. As idéias são diferentes, as pessoas são diferentes, os ciclistas são diferentes, as bicicletas são diferentes, como ter uma administração única?” comenta o idealizador da entidade, Marcelo Coelho. O BMX teve sua maior perda após a junção dentro da entidade nacional que rege o ciclismo. Antes desta, havia uma administração dirigida ao BMX, que cuidava e monitorava de perto suas atividades. Hoje englobada dentro de uma única veste, perdeu a referência, a força e seus melhores atletas. O mundo está se dividindo e o Brasil não pode ser diferente. A entidade máxima do ciclismo no mundo, a União Ciclística Internacional já reconheceu a perda na qualidade dos atletas e eventos realizados no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Em 3 anos de realizações brasileiras perdemos 1 campeonato mundial de BMX e uma etapa da Copa do Mundo de MTB. “Criamos a entidade para somar, para valorizar os nossos talentos, fazer brilhar o que está apagado. O mountain Bike é muito mais do que nos é apresentado” comenta o idealizador.  A entidade organizará um ranking nacional a partir do dia 03 de abril. Regulamento e normas da entidade serão apresentados no mesmo dia em assembléia da entidade, mais informações pelo telefone 13 3301 7215 c/ Ana Paula.

Agradecemos a todos os participantes e amantes do Mountain Bike em especial a Associação dos Amigos do Caminho da Fé e ao Deputado Federal Willian Woo – Pense Positivo.

 

15.04.2015
Dia Internacional do Ciclista
Dia Internacional do Ciclista...

O ciclismo surgiu em 1980, no inicio foram algumas provas clássicas, que são denominadas desta forma, após as mesmas serem realizadas por anos. A primeira grande competição de varios dias aconteceu no ano de 1891, entre as cidades de Paris e Brest na França, com uma distância de 1200km. O ciclismo f...

Saiba mais...

01.09.2014
RESULTADO - 3º.DESAFIO CAMINHO DO MAR - GP CUBATÃO - SP
RESULTADO - 3º.DESAFIO CAMINHO DO MAR - GP CUBATÃO - SP...

Confira aqui o resultado do 3º.Desafio Caminho do Mar que aconteceu no último domingo (31/08), na Rodovia Caminho do Mar em Cubatão, e recebeu atletas de todos os níveis técnicos e idades.   Destacamos a participação de Eliziário dos Santos, o Motorzinho, na categoria cadeirante e da atleta Marcia...

Saiba mais...

Parcerias

LIESP © Copyright 2008 - Todos os direitos reservados
VXM - Agência Digital