Notícias

Descida das Escadas de Santos reúne 100 pilotos de seis países neste final de semana

13/02/2009


Prova, marcada para as escadas do Monte Serrat, é a maior do gênero no país, e terá transmissão ao vivo pela Rede Globo (domingo) e SporTV (sábado)

São Paulo (SP) - Com a participação de 100 pilotos, representando seis países - Brasil, Estados Unidos, Portugal, França, Equador e Chile -, começa neste sábado (14) a Descida das Escadas de Santos 2009, competição de Mountain Bike, modalidade Down Hill (descida), nas escadas do Monte Serrat, em Santos, litoral de São Paulo. Será a sétima edição da competição, considerada a mais importante do gênero no país, válida pelo ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo, e uma das maiores do circuito internacional. Os melhores pilotos do Brasil e destaques do exterior enfrentarão os 417 degraus, totalizando 650 metros do percurso na briga pelo topo do pódio.

Os fãs do MTB poderão acompanhar as disputas nos dois dias. Neste sábado o Canal SporTV mostrará para todo o território nacional, aos vivo, as descidas cronometradas por categorias de idades das 15h30 às 17h30. Já no domingo, a Rede Globo e a Globo Internacional apresentarão as finais do torneio principal a partir das 10 horas, para todo o Brasil e outros 53 países, dentro do Esporte Espetacular.

Wallace Miranda e Luana Oliveira, ambos brasileiros, são os atuais campeões do evento, que contará também com outros vencedores, como os brasileiros Markolf Berchtold (03), Patrícia Loureiro (05) e Djone Fornari (06), o francês Cedric Gracia (04 e 07), a equatoriana Diana Margraff (04) e a norte-americana Melissa Buhll (07). A programação deste sábado prevê descidas livres das 10 às 11 horas, descidas cronometradas – para definição dos 20 classificados para domingo e vencedores por categorias – das 11 às 20 horas.

"Considerada a principal prova da modalidade do calendário nacional e uma das maiores do mundo, a Descida das Escadas de Santos está, sem dúvida, tornando-se ainda mais forte e atrativa para atletas e patrocinadores. E neste ano deveremos ter a melhor prova da história da competição”, destaca Marcelo Coelho, diretor da MKT Eventos, organizadora do evento.

E se depender da qualidade de seus atletas, o Brasil brigará forte por mais títulos em Santos. Ao longo destes anos o equilíbrio tem sido a marca, com seis vitórias para o país (não houve elite feminino em 2003), contra cinco dos estrangeiros. Entre as atrações brasileiras confirmadas para este ano estão justamente os ex-campeões, como o catarinense Markolf Berchtold, líder do ranking nacional e melhor atleta nacional na UCI, vencedor em 2003; e os paulistas Patrícia Loureiro (05), Djone Fornari (06), Wallace Miranda (08) e Luana Oliveira (08). Experientes e acostumados a grandes eventos internacionais, eles têm tudo para fazer bonito no final de semana e encarar os estrangeiros de igual para igual.

Destaque também para a presença de outras feras do esporte, como Doron Cattoni (SC), terceiro no ranking brasileiro; Volkmar Berchtold (SC), irmão de Markolf e sexto colocado no ranking brasileiro de 2008; Bruno Spader (SC), 11º na classificação final da temporada passada; Bruna Ulrich (SC), líder do ranking; Patrícia Valenti (SP), terceira, entre outros nomes de respeito.

Estrangeiros

A "legião estrangeira” que participará da edição deste ano é encabeçada pelo francês Cedric Gracia, bicampeão da prova e um dos grandes nomes da modalidade em todos os tempos. Mas ele não será a única atração do exterior a enfrentar os 417 degraus do percurso no Monte Serrat. Ainda no masculino nomes fortes como Sebastian Vasquez, do Chile, campeão pan-americano e do Desafio de Verão no Brasil (2005), Pedro Ferreira, também do Chile, atleta revelação em seu país; Mario Jarrin, do Equador, campeão pan-americano, e do português José Leite, destaque do circuito europeu, também competirão em Santos buscando resultados expressivos neste início de temporada.

No feminino a situação é parecida. São três as representantes estrangeiras que brigarão pelo topo do pódio contra as brasileiras: Diana Margraff, do Equador, que chega com um título de campeã Pan-Americana da modalidade, Melissa Buhll, dos Estados Unidos, atual campeã mundial de 4x, campeã nacional de Down Hill em 2008 e quarto no mundial da UCI em 2006, e Verônica Miranda, do Chile, campeã nacional de Down Hill e vice-campeã Pan-americana na mesma modalidade em 2006.

A programação oficial começa na sexta-feira, dia 13, com a realização do Congresso Técnico (obrigatório), a partir das 20 horas, na sede da Time Eventos, no edifício Yara Center, à Avenida Ana Costa, 100. No sábado, dia 14, as descidas livres começarão às 10 horas, ficando para o período entre 11 e 20 horas as descidas cronometradas (em caso de chuva o término será às 18 horas) de todas as categorias. A partir das 20h30 está programada a premiação oficial de todas as categorias.

Para o domingo, dia 15, estarão reunidos os 20 melhores tempos do sábado no masculino e dois pré-selecionados em competições regionais realizadas no mês de dezembro, Kauê Dantas, do Guarujá, e Felipe Morais, de São Sebastião, e as cinco mais bem colocadas do feminino no dia anterior. As semifinais do masculino começarão às 9 horas. Às 10 horas ocorrerão as finais, com cinco mulheres e dez homens, ficando a grande final com os cinco primeiros homens para as 11 horas. A premiação será logo após a chegada do último atleta.

Campeões

2003 – Markolf Berchtold (BRA)
2004 – Cedric Gracia (FRA) e Diana Margraff (ECU)
2005 – Leandro Campovilla (BRA) e Patrícia Loureiro (BRA)
2006 – Djone Fornari (BRA) e Anne Caroline Chausson (FRA)
2007 – Cedric Gracia (FRA) e Melissa Buhll (EUA)
2008 – Wallace Miranda (BRA) e Luana Oliveira (BRA)

A Descida das Escadas de Santos 2009 é uma realização da Time Eventos e LIESP – Liga de Ciclismo do Litoral de São Paulo, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo. O patrocínio é de Caixa, Sabesp, Wizard e Oi, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Santos e região – Convention & Visitors Bureau, Parque Balneário Hotel, Costa da Mata Atlântica, William Woo, Mendes Hotel, Funf Sports, JP Travel, Osteria Siciliana, Graminha, Polícia Militar, CET Santos, SMMS, Treino Online Webventure, KHS, Polícia Militar, Guarda Municipal de Santos, Championship, Bikers Point e
www.imagensaereas.com.br.

Mais informações no site
www.downhillurbano.com.br

Consultoria de Comunicação da Descida das Escadas de Santos 2009:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324
Fones: (11) 8266-6086/7720-5109 - Nextel - ID 55*1*35679 - PK-BR050
E-mails:
mbragacom@mbragacom.com.br / mbragacom@globo.com
Site: www.mbragacom.com.br

15.04.2015
Dia Internacional do Ciclista
Dia Internacional do Ciclista...

O ciclismo surgiu em 1980, no inicio foram algumas provas clássicas, que são denominadas desta forma, após as mesmas serem realizadas por anos. A primeira grande competição de varios dias aconteceu no ano de 1891, entre as cidades de Paris e Brest na França, com uma distância de 1200km. O ciclismo f...

Saiba mais...

01.09.2014
RESULTADO - 3º.DESAFIO CAMINHO DO MAR - GP CUBATÃO - SP
RESULTADO - 3º.DESAFIO CAMINHO DO MAR - GP CUBATÃO - SP...

Confira aqui o resultado do 3º.Desafio Caminho do Mar que aconteceu no último domingo (31/08), na Rodovia Caminho do Mar em Cubatão, e recebeu atletas de todos os níveis técnicos e idades.   Destacamos a participação de Eliziário dos Santos, o Motorzinho, na categoria cadeirante e da atleta Marcia...

Saiba mais...

Parcerias

LIESP © Copyright 2008 - Todos os direitos reservados
VXM - Agência Digital